Rota Lagamar
Rota Lagamar
A região do Lagamar, formada pelas cidades de Iguape, Ilha Comprida, Cananéia e Pariquera-Açu está localizada no Vale do Rio Ribeira, sul do estado de São Paulo. É considerado o maior trecho contínuo de Mata Atlântica no país e um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul. Além disso, é reconhecida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como a terceira mais importante em relação à produtividade primária e considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
Possui diversas Unidades de Conservação que contribuem para a preservação desse bioma, o que incentivou o Polo Ecoturístico do LAGAMAR, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica. O objetivo deste polo é reforçar o desenvolvimento sustentável por meio do turismo ecologicamente consciente. Além de sua riqueza natural, a região conta com importante riqueza histórica: um sítio arqueológico de mais de cinco mil anos onde antigas civilizações andinas e índios brasileiros se encontraram, em um caminho que se estende por cerca de três mil quilômetros, denominado Peabiru.
Ali está situado o primeiro povoado do país, datado de 1531. Antes disso, sua história é marcada pela expedição de Américo Vespúcio, em 1502. Historiadores acreditam que esta expedição tenha deixado no local o degredado Cosme Fernandes Pessoa, o Bacharel. A história é evidente nas ruas das cidades do Brasil Império, nas quais o tombamento dos centros históricos preservou de forma original as construções, mantendo também as memórias da região.